terça-feira, 11 de março de 2008

História do modelo - Parte I



O início do projeto se deu com bases em pesquisas iniciadas pela Opel no ano de 1965.Os estudos para o lançamento de um novo carro mundial da chevrolet/Opel duraram até meados de 1970 quando os engenheiros juntaram-se e "tiraram do papel" o novo carro.Em julho de 1971 ,uma reunião nos EUA,era apresentado aos chefes de Departamento de Estilo(Brasil,Alemanha,EUA,Argentina,Inglaterra e Autrália) as formas do projeto do novo carro.Apartir dessa reunião o projeto começou a ser discutido, aprimorado e ganhando mudanças até chegar ao modelo desejado pela montadora.Os designers brasileiros contribuiram com idéias que foram incorporadas à traseira e ao interior do carro, segundo informações passadas as revistas da época por diretores da fabrica aqui no Brasil.O novo projeto recebeu o nome de 909 ou Modelo T(aqui no Brasil).
Existe a teoria que no brasil o carro não recebeu o mesmo nome da versão alemã(Kadett) para não passar a idéia de associação com o regime político vigente no pais na ocasião, recebendo então o nome de Chevette.
Apresentado 6 meses antes do que o modelo alemão (Kadett C,história que vai ser comentada no futuro), o Chevette veio para completar a lacuna que existia na Chevrolet de um carro pequeno e barato.Sua apresentação oficial para a imprensa foi realizada no dia 24 de Abril de 1973 nas versões Standart e SL(Super Luxo) com motorização 1.4 litros movido à gasolina de 68 cv brutos.Seu projeto era inovador para o Brasil, pois era o primeiro automóvel possuir o sistema de comando no cabeçote(e não no bloco) e posição considerada mais segura para o tanque de combustível(posicionado atrás do banco traseiro).Ainda era equipado com sistema de duplo circuito de freio,pisca-alerta e coluna de direção não penetrante.
Seus maiores concorrentes eram o Dodge 1800(Polara), Vw Brasilia e o Ford Corcel.O sistema de transmissão era composto por 4 marchas à frente + ré com alavanca no assoalho e com tração traseira.Até meados de 1974 as caixas de marchas eram equipadas com anel de trava para engatar a marcha ré.Essas transmissões era utilizadas no projeto Alemão(Opel Kadett C).Durante 1974 a Chevrolet adotou uma caixa já sem esse dispositivo "nacionalizando" o projeto.A suspensão dianteira usava "duplo A" e na traseira usava sistema de "Tubo de Torque".


Continua....

Um comentário:

Unknown disse...

por gentileza gostaria de saber se voces podem me tirar uma duvida eu tenho um chevette ano 1975 verde e gostaria de saber a cor do motor se poderem me ajudar agradeço muito obg.....