sábado, 22 de março de 2008

História do modelo - Parte Final


A linha 1983 vinha com grandes modificações.As linhas sofreram modificações, especialmente na traseira e na frente.A inspiração era do recém lançado Chevrolet Monza (cópia do Opel Ascona).Era usado para toda a linha a opção de motorização 1.6 litros gasolina ou versão 1.6 litros álcool.Opcionalmente existia a possibilidade do câmbio de 5 marchas.O painel tomou formato mais quadrado, mudando o desenho dos difusores de ar do painel (de formato redondo para formato quadrado).A carburação continuava de corpos simples, somente a versão esportiva S/R possuia carburação de corpo duplo.Os parachoques eram cromados,de ferro e de formato retangular.A picape da familia Chevette era apresentado para o ano de 1984 com o nome de Chevy 500(número referente a capacidade de carga + peso do motorista).Em 1985 a linha ganhava a opção de câmbio automático que ,apesar de pouquíssima procura,manteve-se até a linha 1990.
O Chevette recebia mais alguns "retoques" para a linha 1987.O motor passava por algumas mudanças(peças internas mais leves e mudança no desenho dos coletores) e receberia a denominação de 1.6/S.Utilizava carburação de corpo duplo.Existe uma "informação" que a Chevrolet teria montado alguns protótipos utilizando motores da linha Monza com 1.8 litros,porém isso não passa de expeculações.Nada foi confirmado até hoje.
As lanternas traseiras,antes retangulares com ângulos totalmente retos,agora possuiam formato trapezoidal.Os parachoques possuiam capas envolventes e a saia dianteira apresentava novas entradas de ar.Era lançada a versão SE, o que seria a versão mais luxuosa do Chevette com acabamento diferenciado e painel de instrumentos totalmente inédito.Futuramente seria batizada de SL/E(padronizando ao restante da linha Opala e Monza) e anos depois receberia o nome DL(DeLuxe).
Em março de 1992 perante a concorrência dos motores 1.0 litro, a fábrica lançava a versão "popular" do Chevette.O mercado conhecia o Chevette Junior.Versão despojada possuia vidros mais finos, ausência de alguns acabamentos(frisos,materiais fono-absorventes,encosto de cabeças nos bancos entre outros ítens)com objetivo de diminuir peso e assim melhorar o desempenho do fraco motor de 50 cvs(ato que não gerou ganho significativo).O desempenho não agradaria e geraria muitas reclamações.Em 1993 a versão Junior saia da linha sem grandes alardes.Mantendo o objetivo de carro "popular" a Chevrolet lançaria, como única opção de acabamento, a versão L do Chevette.Não era tão despojada como a versão 1.0 do Chevette,porém era equipado com motor 1.6 litros e possuia encostos de cabeça nos bancos.
Em novembro de 1993 o Chevette sai de cena ,com 1,6 milhão de unidades vendidas, para a entrada do novo carro que a Chevrolet apresentaria para ocupar o nicho do Chevette.O Chevrolet Corsa.

Nenhum comentário: